Análise: Xiaomi Mi Band 2
Foi há cerca de 2 anos, em Julho de 2014, que a Xiaomi lançou a primeira Mi Band, uma pulseira capaz de monitorizar movimentos e notificar o utilizador, entre outras funcionalidades. Popularizou-se essencialmente devido ao seu baixíssimo preço e à forma imaculada como cumpria o que prometia, funcionando com a maior parte dos smartphones.
Agora eis que é dado um passo inevitável nas suas características, surgindo uma nova versão com um ecrã OLED e um botão táctil, herdando todas as funcionalidades das versões anteriores. Será que continua a cumprir com o que promete? Veja tudo na nossa análise.
Monitorização de movimentos, alarme com vibração, desbloqueio do smartphone por proximidade e notificações personalizadas são coisas que a primeira Mi Band já fazia, com uma autonomia de cerca de 2 meses. A isso junta-se a medição da pulsação cardíaca, disponível na Mi Band 1S lançada alguns meses depois, e um grande sucesso de vendas alcançado por todo o mundo.
Para quem, como eu, que deixou há muito de utilizar um relógio de pulso e passou a recorrer exclusivamente ao smartphone para ver as horas, o facto de ter voltado a utilizar algo no pulso sem ter a possibilidade de consultar as horas fez alguma confusão… e por essa razão, achei que não me justificava a vantagem de monitorizar a actividade e receber algumas notificações em troca de algum incómodo no braço. Deixei de utilizar a Mi Band 1.
Com a chegada da nova Mi Band 2, tudo mudou. O facto de ter um ecrã OLED e a possibilidade de mostrar informação como as horas, os passos, pulsação e vários tipos de notificação, com a ajuda de um botão, levou a que voltasse a usar uma pulseira… que agora é verdadeiramente um relógio, à prova de água e poeiras.
Características e design
Como já referido, esta nova Mi Band destaca-se essencialmente pela inclusão do ecrã OLED de 0,42″, de iluminação branca, e do botão capacitivo presente também na parte frontal, que agora já não é de alumínio/magnésio mas sim de vidro resistente a riscos com uma camada oleofóbica para minimizar as gorduras naturais da pele. A intensidade de brilho do ecrã é boa e não é regulável, no entanto, a incidência directa da luz solar dificulta a visualização da informação do ecrã.
O vidro protector, embora aparente ser resistente e tenha sido utilizado com muito cuidado neste primeiro mês, tem já alguns micro-riscos. Embora sejam praticamente invisíveis e não sejam de grande importância, fica a nota. Esses micro-riscos podem ser vistos nas imagens abaixo.
O botão capacitivo permite activar o ecrã e alternar entre os vários tipos de informação disponível. Poderia ser útil ter outras funcionalidades, como desencadear a contagem de um cronómetro com um toque longo, mas deverá ser algo para uma futura versão.
A pulseira de silicone sofreu melhorias e agora é mais resistente, tem maior durabilidade e é mais confortável, já que é feita de um silicone mais mole e macio que a pulseira fornecida com a primeira Mi Band. É também referida como sendo “anti-suor”, característica essa que não me consegui aperceber.
Tem certificação de protecção IP67, o que significa que é resistente a poeiras e a imersão em água doce, pelo menos a 1 metro de profundidade durante 30 minutos.
O peso da Mi Band 2 + bracelete é de 17 g, apenas 4 grama a mais que a versão anterior. A bateria, de capacidade consideravelmente superior à versão anterior (de 41 mAh para 70 mAh), tem agora um ecrã para alimentar e, por essa razão, a autonomia que desceu para cerca de 20 dias, o que não deixa de ser uma óptima marca.
Especificações
Software e funcionalidades
A app Mi Fit, disponibilizada oficialmente pela Xiaomi e compatível com qualquer versão da Mi Band, está disponível para Android e iOS, existindo também uma versão não oficial para Windows Mobile que possui as funcionalidades básicas.
Na app Mi Fit, além de ser possível aceder a todo o histórico de actividade física, sono, pulsação cardíaca e peso, é ainda possível configurar vários pormenores como notificações, alarme, desbloqueio do smartphone, entre outros. Abaixo está uma lista completa de funcionalidades.
- Relógio
- Medição da pulsação cardíaca
- Desbloqueio do smartphone (compatível com smartphones Xiaomi ou em qualquer outro a partir do Android 5.0 Lollipop)
- Monitorização do nível de fitness, com alertas periódicos de inactividade
- Controlo da distância percorrida (pedómetro) e calorias queimadas
- Monitorização da qualidade do sono
- Alarme inteligente
- Histórico de dados
- Alerta de chamada, mensagem e de meta diária atingida
- Configuração do pulso em utilização
- Alerta de vibração para meta atingida ou chamada telefónica
- Suporte para Android e iOS
Sensor de pulsação cardíaca
A exactidão e precisão da medição deste tipo de sensores, que mede a variação do fluxo sanguíneo, sempre foi questionável. Embora sejam capazes de boas medições, as condições e a forma com que são utilizados nem sempre garantem um bom resultado e, por essa razão, o valor obtido deve ser sempre considerando com alguma desconfiança.
Para haver termo de comparação, além dos testes efectuados com a Mi Band 2, também foi utilizada a Samsung Gear Fit2 e um aparelho electrónico de medição de tensão arterial, partindo do princípio (óbvio) que a melhor leitura seria feita pelo aparelho de medição de tensão arterial (sem esquecer a contagem manual durante 15 segundos).
Os resultados obtidos pela Mi Band 2 e pela Gear Fit2 não impressionaram mas, pelo menos, garantem uma margem de erro minimamente estável, ou seja, considerando por exemplo uma pulsação cardíaca real de 70 ppm, é comum que qualquer uma das Bands possa devolver um valor extremo de 60 ou 80 ppm, afastando-se muito raramente dessa faixa de cerca de +/- 10. Isto pode dever-se ao curto espaço de tempo utilizado pelas pulseiras para fazer a medição, que é de cerca de 5 segundos, podendo assim levar a um erro maior.
Monitorização de actividade física
A motivação principal para utilizar uma smartband deste tipo é a monitorização de actividade física, contabilizada além dos passos dados durante todo o dia.
Assim, no histórico da actividade, é possível identificar uma actividade desportiva separadamente da actividade normal, no entanto, não é possível perceber exactamente a duração de uma corrida.
Vamos imaginar que, no final de um dia de trabalho, chega de carro a casa, troca de roupa (10 minutos) e se desloca a caminhar (5 minutos) até um parque para fazer uma corrida (30 minutos). No final da corrida volta a fazer uma caminhada de regresso a casa (5 minutos) e depois toma um duche. O resultado desta actividade vão ser 50 minutos, com a soma de todos os passos feitos a caminhar e a correr.
Ora, para quem quer ter uma noção real da corrida que fez, não é possível fazê-lo com esta app. Existem aplicações de terceiros (como a Notify & Fitness for Mi Band) capazes de contornar estes pontos menos bons da aplicação Mi Fit oficial e fornecer dados mais reais das actividades físicas.
Note-se ainda que é possível sincronizar toda a informação da app Mi Fit para o serviço Google Fit. Quanto a actualizações, num período de cerca de 1 mês o firmware da Mi Band 2 foi actualizado pelo menos 2 vezes e a app Mi Fit também sofreu outras tantas actualizações, evidenciando que estão a ser feitos esforços para melhorar a prestação desta smartband.
Se ainda não conhece a aplicação Mi Fit nem a forma como a Mi Band pode interagir com o smartphone, veja o vídeo abaixo onde tudo é mostrado em pormenor.
Veredicto
A Mi Band 2 melhorou a todos os níveis, comparando com as versões anteriores, e continua a um preço bastante acessível. É uma das melhores smartbands nesta faixa de preço. É capaz de monitorizar o sono com grande precisão e fazer uma contagem dos passos relativamente boa. A inclusão do ecrã é sem dúvida a grande novidade desta Mi Band 2, embora que a incidência directa da luz solar prejudique a leitura da informação lá mostrada.
Utilizando a aplicação Mi Fit oficial, deverá esperar uma autonomia superior a 20 dias (até 25 dias). Se utilizar opções que exigem mais da Mi Band (como “Heart rate sleep assistant”), então a autonomia poderá descer para 15 a 18 dias, e poderá descer ainda mais se utilizar outros recursos de aplicações de terceiros, como a leitura periódica da pulsação cardíaca.
O sensor de pulsação cardíaca não é muito fiável e nem sempre obtém leituras, mesmo quando achamos que a Mi Band 2 está colocada correctamente e que o braço se encontra na posição correcta.
Se pratica desporto regularmente e com muita intensidade, então deve procurar um dispositivo mais fiável para a monitorização da actividade física e da pulsação cardíaca que, obviamente, irá para um preço significativamente superior.
Se, por outro lado, procura um gadget moderno, capaz de notificar de chamadas, de desbloquear o smartphone e de servir de relógio, então por cerca de 25€ esta é a escolha acertada.
Xiaomi Mi Band 2
Este é um texto oficial J.Informática. Todos os direitos reservados © Copyright 2017. Tags: Gadjets, Xiami Band, Xiaomi Mi Band 2, Xiaomi Mi band 1
Este es el articulo Análise: Xiaomi Mi Band 2 esta vez, con suerte, puede beneficiar a todos. bueno, nos vemos en otra publicación del artículo.
Hola Invitado,
Si desea comprar productos a través de una tienda en línea, ahora es el momento, hay muchas opciones de productos disponibles y a un costo razonable.Estas son algunas de las categorías de productos que puede desear. Elija los productos que desea según las siguientes categorías:
- Informática
- Videojuegos
- Fotografía y Videocámaras
- TV, Vídeo y Home Cinema
- Moda
- Deportes y aire libre
- Otros Productos ( Hogar y cocina, Bricolaje y herramientas, Fotografía y videocámaras, Informática, Coche y moto )
Deportes y aire libre
Acampada y Senderismo - Ciclismo - Deportes de Equipo - Fitness y Running - GPS y Electrónica - Invierno - Skateboarding
Fotografía y videocámaras
Accesorios - Cámaras de Vigilancia - Cámaras Digitales - Flash - Helicópteros y Cuadricópteros - Impresoras Fotográficas Portátiles - Marcos Digitales Objetivos - Prismáticos, Telescopios y óptica - Trípodes y Monopies - Videocámaras
Informática
Portatiles - Ordenadores de Sobremesa - Monitores - Componentes - Moviles y Smartphones Libres - GPS y Accesorios - Almacenamiento - Conectividad - Impresoras y Tinta - Accesorios
Bricolaje y Herramientas
Bricolaje y Herramientas
Moda
Bolsos - Equipaje - Relojes - Zapatos
CONSEJOS:
Cómo elegir el mejor producto depende de varios factores, y es importante sentarse y considerarlos antes de realizar la compra para estar seguro de que estará satisfecho con sus resultados.Este es un buen momento para leer algunos comentarios sobre los productos que está considerando. Preste mucha atención a cuáles son los positivos más comunes y pondere esta información con cualquier factor negativo. ¿La mayoría de las personas siente que el producto funciona bien?
Ver y No descartar totalmente una posible selección solo porque hay un par de comentarios negativos, si hay muchos más positivos, también. Algunas personas solo quieren quejarse. Es bueno tener en cuenta todos los factores y luego tomar una decisión basada en eso. Espero que este artículo te haya resultado útil para determinar cuál es el mejor producto para ti.
0 Response to "Análise: Xiaomi Mi Band 2"
Publicar un comentario